quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

     A equipe organizadora do blog da Escola Deputado Pinheiro Machado, diretor, coordenação, professores, alunos e demais funcionários parabenizam a aluna Maria Eduarda Rodrigues Cerqueira da turma do 2º ano "B" tarde e as professoras de Língua Portuguesa Thauana Mara de Carvalho Silva e Francilene de Rodrigues Sena pelo belíssimo trabalho realizado e por terem sido classificadas para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Com o texto do gênero artigo de opinião.

Aluna Maria Eduarda Rodrigues Cerqueira e a Professora Thauana Mara de Carvalho Silva

Aluna Maria Eduarda Rodrigues Cerqueira e a Professora Francilene Rodrigues Sena

Aluna Maria Eduarda Rodrigues Cerqueira e as Professoras Thauana Mara de Carvalho Silva e Francilene Rodrigues Sena

O título do texto é: Doutores da Depressão

     No contexto atual do surto de viroses e epidemias em Cocal, o hospital e os postos de saúde públicos dispõem de uma péssima qualidade de atendimento.
     Os funcionários que ocupam o cargo de recepcionistas ainda não estão preparados para tais funções, pois quem precisa de atendimento necessita ser bem tratado porque quando chegam ao hospital já estão fragilizados tanto emocionalmente quanto fisicamente, e a demora do atendimento pelos médicos é frequente, fazendo com que as pessoas passem horas esperando.
     Segundo a Portaria do Ministério da Saúde nº 1286 de 26/10/93 - art.8º e nº 74 de 04/05/94 "O paciente tem direito a atendimento humano, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de saúde e tendo por direito o auxílio imediato e oportuno para a melhoria de seu conforto e bem-estar". Infelizmente a nossa realidade é outra.
     Douglas Carrara, antropólogo, professor e pesquisador de medicina popular e fitoterapia no Brasil incluía o seguinte comentário do Dr. Dráuzio Varella em uma de suas pesquisas encontrada no site ecomedicina: "O doente vai ao médico e ele nem olha na cara", essa situação ocorre vez após vez em Cocal, pois os médicos nem sequer olham nos olhos de seus pacientes deixando-os incomodados e constrangidos com a situação, ou mesmo chateados, como falou uma pessoa que recentemente foi hospitalizada.
     Penso que estes funcionários agem de forma desumana e poderiam tratar os pacientes como gostariam que fossem tratados se estivessem precisando de ajuda. Wellington Nogueira fundou em 1991 uma ONG chamada de Doutores da Alegria, que foi reconhecida muito bem por diretorias e por profissionais de saúde pois foi comprovado que o bom humor ajuda em uma boa recuperação, principalmente para crianças. Para a tristeza da população cocalense os médicos, enfermeiros e recepcionistas do Hospital Joaquim Vieira de Brito, o único da cidade, e dos postos de saúde aos seus arredores poderiam ser chamados de "Doutores da Depressão". pois no quesito bom humor merecem zero.
     Que os gestores do sistema público de saúde de Cocal sejam mais comprometidos e envolvidos nestes casos, até mesmo formulando estratégias para o aperfeiçoamento do profissionalismo dos funcionários, que o governo do estado preste mais atenção em Cocal e que estes funcionários sejam mais educados e competentes levando em conta as limitações da cada paciente. Minha pequena e aconchegante cidade conhecida como Cocal da estação tende a crescer tanto economicamente com demograficamente, que os funcionários de saúde acompanhem o progresso da cidade se profissionalizando cada vez mais, para que a própria população cocalense venha a se beneficiar.
     Infelizmente, observa-se que isso é constante em todo o Brasil e Cocal que faz parte do conjunto não foge à regra, falta muito a presença das autoridades governamentais, que poderiam providenciar cursos para especialização destes funcionários, contribuindo para a melhoria de nosso País e principalmente da minha querida cidade de Cocal da estação.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Palestra sobre o ECA

     No dia 13 de setembro de 2016, foi realizado no pátio da Escola Deputado Pinheiro Machado nos turnos manhã, tarde e noite uma palestra com as assistentes sociais do município de Cocal, Mary Lannes Carvalho, Karinne Costa e Antônia Sergia Silva. O tema abordado foi: ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). As assistentes sociais falaram um pouco sobre a função do ECA, os direitos e deveres das crianças e dos adolescentes dentro da sociedade e com isso, houve o esclarecimento das dúvidas dos alunos.

Mary Lannes Carvalho

Karine Costa

Antônia Sergia Silva






quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Desfile Cívico

      A Escola Deputado Pinheiro Machado realizou na noite do dia 07 de setembro de 2016, mais um desfile cívico, organizado pela Secretária de Educação, pelo diretor interino João Araújo Passos, pela coordenadora Maria de Jesus Oliveira, pelos alunos, professores e demais funcionários desta instituição de ensino. Neste ano o tema foi: Independência e Paz. No qual foi representado pelos seguintes subtemas: Paz na Família, Paz na Escola, Paz no Esporte, Paz entre as Religiões, Paz na Política, Paz no Trânsito e Paz Mundial.

Diretor, coordenadora e professores responsáveis pela organização do desfile.


Destaques e Porta-Bandeiras




Pelotões

Paz na Família: Foi representado pelos alunos da turmas do 1º A, 1º C e 1º H, que traziam consigo faixas e placas.



Paz na Escola: Foi representado pelos alunos das turmas do 1º B, 1º D e 2º E, traziam consigo faixas com o incentivo à paz e placas que mostravam o que não devemos fazer na escola.



Paz no Esporte: Foi representado pelos alunos das turmas do 1º E, 2º A, 2º C e VI etapa A, traziam consigo faixas e os alunos estavam caracterizados com roupas de diferentes esportes. Houve também apresentações de ginástica rítmica com fitas e arcos.







Paz entre as Religiões: Foi representado pelos alunos das turmas do 1º F, 3º E e VI etapa B, traziam consigo faixas com alunos caracterizados de diversas religiões.





Paz na Política: Foi representado pelos alunos das turmas do 3º B, VI etapa C e VI etapa D, traziam consigo faixas.



Paz no Trânsito: Foi representado pelos alunos das turmas do 2º C, 3ºC e VII etapa A, traziam consigo faixas. Alunos caracterizados de agentes de trânsito e com bandeiras brancas e placas de trânsito.




Paz Mundial: Foi representado pelos alunos das turmas do 2º B, 3º A e VII etapa B. Alunos representando o movimento hippie, alunas caracterizadas de deusas gregas que simbolizavam a paz e a representação de bandeiras de diferentes países e a entrega de tsurus ao público.