Na manhã dessa quarta-feira, 17 de outubro, os
estudantes do II período do curso de Licenciatura em Química do Instituto
Federal do Piauí (IFPI) campus Cocal, apresentaram o projeto
intitulado “Estratégias de ensino e motivação para o ingresso no curso de
Licenciatura em Química” para as turmas de 3º ano. O projeto, objetiva
instigar os discentes do ensino médio a ingressarem em cursos superiores, em
especial, Licenciatura em Química, tendo em vista o déficit de professores
dessa área na educação brasileira.
|
Discentes ministram palestra
|
Segundo a orientadora do
projeto Profa. Dra. Elenice Monte Alvarenga, o projeto proposto é de
fundamental importância, haja vista que é preciso mostrar os caminhos a serem
percorridos durante a formação acadêmica. A professora ainda ressalta, que a
partir das atividades espera-se que a adesão de alunos ao curso de Licenciatura
em Química seja maior, e que tal iniciativa é de suma importância para a
formação dos discentes em Química, uma vez que promove a interação com os
estudantes do ensino médio e, consequente, a experiência.
Na ocasião, os discentes
de Química ministraram uma palestra abordando as dificuldades de transição do
ensino médio para o ensino superior, assim como, sanaram algumas dúvidas a
respeito do tempo de duração de cada modalidade de curso, além de abordarem
aspectos relativos ao de Licenciatura em Química do IFPI campus Cocal.
Ademais, os estudantes
apresentaram vídeos com depoimentos dos professores do IFPI campus Cocal,
como forma de mostrar aos alunos do 3º ano as dificuldades e possibilidades
existentes em cursos superiores, além de ser uma estratégia motivacional para o
ingresso desses estudantes em cursos de nível superior, em especial,
Licenciatura em Química. Além disso, os graduandos levaram experimentos
químicos e jogos lúdicos, a fim de despertar a curiosidades dos discentes e o
interesse pela Química.
|
Estudantes fazendo as demonstrações
experimentais
|
|
Discentes envolvidos nas atividades
experimentais
|
|
Amostra de experimentos
Elaboradores do projeto (Turma do segundo período de Licenciatura em
Química do IFPI campus Cocal)
|