sexta-feira, 31 de março de 2017

Agente da Polícia Civil palestra sobre os danos das drogas na Escola Pinheiro Machado

        O Senhor Walter Brune Agente da Polícia Civil do Estado do Piauí, lotado na Delegacia de Cocal, no norte do Piauí, na noite de quinta-feira (30), ministrou uma palestra para os adolescentes estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, sobre os malefícios da droga. Então, além de expor sobre o referido tema, Walter Brunne realizou apresentação de algumas técnicas de abordagem da polícia. Demonstrou, como são feitas a abordagem, busca pessoal, algemação, condução de uma pessoa, com segurança e algumas técnicas de defesa pessoal. Tudo foi desenvolvido sob os olhares curiosos e atentos dos alunos.










Concurso de Redação

        Na noite de sábado (25 de março de 2017) aconteceu o "Chá das Mulheres", no Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa, onde houve a premiação do Concurso de Redação organizado pela Secretária da Mulher com o apoio da Prefeitura Municipal de Cocal. A Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado foi representada pela aluna Júlia Naelly Machado Silva do 3º ano "C" e pela professora Thauana Mara de Carvalho Silva, ambas saíram vencedoras do concurso que tinha como tema "O combate à violência contra a mulher".

Coordenadora: Jesus Oliveira, Aluna: Júlia Naelly, Professora: Thauana Mara

Tema: O combate a violência contra a mulher

No contexto histórico-social brasileiro, a violência contra a mulher, infelizmente, ainda se faz presente na maioria dos lares. Deixando assim clara a influência da cultura machista oriunda das origens da formação da sociedade ocidental.
            A ameaça contra a vida mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de gravidade, podendo ser ela física e verbal. O fato é que estas ações acabam se tornando algo recorrente e o dia-a-dia da mulher, que é vítima desses atos se transforma em tortura e sofrimento. Por ter se tornado algo banal na vida das vítimas, estas acabam por aceitar e conformar-se com a situação o que leva as mesmas a não denunciar e nem procurar os seus direitos, muitas vezes por medo de represálias de seus parceiros ou até mesmo por saber que as leis não são muito eficazes. 
            Para o combate à violência é necessário urgentemente que haja a maior formalização dos registros de violência junto aos órgãos públicos, o maior investimento na área da educação já que ela é uma das maneiras mais eficazes, pois promove a transformação da cultura em prol dos direitos humanos e da superação da questão de gênero a partir da infância. E é preciso acelerar a tramitação dos inquéritos, pois é dever do Estado repudiar a impunidade, investigar, processar, punir e reparar estes atos, e outros aliados importantes são as redes sociais e os meios de comunicação em massa, fazendo campanhas de conscientização e denúncias.
            Portanto, é evidente a importância das denúncias e da maior colaboração dos órgãos governamentais para dar um basta nesta situação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) violência significa impor um grau intenso de dor e sofrimento e que não se pode evitar, e isso é o que realmente está acontecendo, pois muitas famílias são destruídas e muitas vezes os danos são irreparáveis, logo que não afeta só a mulher, mas também todas as pessoas que estão a sua volta.


terça-feira, 14 de março de 2017

NOTA DE AGRADECIMENTO

        Nós alunos da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, agradecemos as autoridades municipais e estaduais por terem visto o nosso sofrimento em relação a falta do transportes públicos escolares e por terem nos apoiado e nos ajudado a resolver esse problema. E também agradecemos a população de Cocal de modo geral por terem nos apoiado.
    

quarta-feira, 8 de março de 2017

Alunos da rede estadual de ensino reivindicam o transporte escolar

        Nós alunos da Escola Deputado Pinheiro Machado, viemos por meio do blog da mesma fazer uma reivindicação em relação aos transportes públicos estaduais. As aulas da rede estadual começaram no dia 20 de fevereiro e desde esse dia que nós alunos estamos tendo dificuldade em ir para a escola, pois não temos transporte escolar. Muitos estão vindo à escola de moto correndo sérios riscos ou até mesmo pagando carros para se locomoverem até a escola, estão vindo embaixo de sol e chuva, já chegando na escola exaustos com trajeto. Ficando assim prejudicado o desempenho dos que com dificuldade vêm à escola e mais ainda dos que não estão conseguindo comparecer as aulas. Com isso, a própria escola e os professores também saem prejudicados com essa situação.


Alunos e funcionários da Escola Pinheiro Machado

        O que estamos pedindo é apenas o transporte escolar, pois todos nós queremos estudar, e é um direito nosso, o transporte escolar.

terça-feira, 7 de março de 2017

COMUNICADO

        A Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, comunica a todos os alunos que quarta-feira, dia 08 de março não haverá aula em homenagem ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
        Parabéns a todas as alunas, professoras, e servidoras que embelezam a nossa escola. Parabéns...

        Obs: Retornaremos as atividades normais na quinta-feira.