quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Estudantes de Licenciatura em Química do IFPI campus Cocal apresentam projeto aos estudantes da escola Pinheiro Machado

Na manhã dessa quarta-feira, 17 de outubro, os estudantes do II período do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Piauí (IFPI) campus Cocal, apresentaram o projeto intitulado “Estratégias de ensino e motivação para o ingresso no curso de Licenciatura em Química” para as turmas de 3º ano. O projeto, objetiva instigar os discentes do ensino médio a ingressarem em cursos superiores, em especial, Licenciatura em Química, tendo em vista o déficit de professores dessa área na educação brasileira.

Discentes ministram palestra

Segundo a orientadora do projeto Profa. Dra. Elenice Monte Alvarenga, o projeto proposto é de fundamental importância, haja vista que é preciso mostrar os caminhos a serem percorridos durante a formação acadêmica. A professora ainda ressalta, que a partir das atividades espera-se que a adesão de alunos ao curso de Licenciatura em Química seja maior, e que tal iniciativa é de suma importância para a formação dos discentes em Química, uma vez que promove a interação com os estudantes do ensino médio e, consequente, a experiência.
Na ocasião, os discentes de Química ministraram uma palestra abordando as dificuldades de transição do ensino médio para o ensino superior, assim como, sanaram algumas dúvidas a respeito do tempo de duração de cada modalidade de curso, além de abordarem aspectos relativos ao de Licenciatura em Química do IFPI campus Cocal.
Ademais, os estudantes apresentaram vídeos com depoimentos dos professores do IFPI campus Cocal, como forma de mostrar aos alunos do 3º ano as dificuldades e possibilidades existentes em cursos superiores, além de ser uma estratégia motivacional para o ingresso desses estudantes em cursos de nível superior, em especial, Licenciatura em Química. Além disso, os graduandos levaram experimentos químicos e jogos lúdicos, a fim de despertar a curiosidades dos discentes e o interesse pela Química.

Estudantes fazendo as demonstrações experimentais
Discentes envolvidos nas atividades experimentais
Amostra de experimentos

Elaboradores do projeto (Turma do segundo período de Licenciatura em Química do IFPI campus Cocal)





sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Projeto Ética e Cidadania


O projeto Ética e Cidadania idealizado pelas professoras Alciene Fontele (Socióloga) e Ravenna Nycolle (Educadora Física), juntamente com os estudantes da turma 3º ano "D", e aconteceu no período de 04/09/2018 à 09/10/2018 com vistas a proporcionar a interdisciplinaridade entre os conteúdos de educação Física e Sociologia para provocar a reflexão sobre os valores incutidos na sociedade. 

Estudantes ministram palestra para a comunidade escolar.

Essa ação partiu dos anseios culturais e sociais de duas professoras em abordar com a comunidade escolar temas que fazem parte do cotidiano, mas que nem sempre são discutidos democraticamente. Partindo desse pressuposto, o objetivo do projeto foi incentivar a reflexão sobre as consequências das atitudes baseadas no senso comum e não na consciência moral de cada um, além de ressaltar a importância da discussão dentro da escola de temas que perpassam a sociedade e o compromisso com a formação cidadã e crítica vez que as problemáticas sociais não são dissociadas do espaço escolar.
Durante o projeto, os discentes organizaram uma mesa no pátio da escola com 101 (cento e um) unidades de bombons de chocolate, vendidos a 1 (um) real, e uma caixa pequena para que fossem realizados os pagamentos. Eles foram orientados a não supervisionar o experimento, pois somente após o final das vendas é que seria contabilizado o valor arrecadado e toda a renda seria destinada a compras de brinquedos para serem doados as crianças carentes que estão inseridas em projetos sociais na cidade de Cocal/PI. Durante cinco dias a comunidade escolar foi provocada a agir de acordo com os seus princípios da ética e moral. Logo em seguida, iniciou-se a campanha para doação de brinquedos infantis em que toda a comunidade escolar foi mobilizada a participar. A escola recebeu doações de 50 (cinquenta) brinquedos e com o dinheiro arrecadado da venda de bombons de chocolate foi possível comprar doces que complementaram o kit de doação. Sendo assim, em 09/10/2018 a turma envolvida no projeto e as professoras proporcionaram brincadeiras, danças e muita diversão que finalizou com a entrega dos brinquedos na instituição Semente da Paz e na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). 

Estudantes visitam a APAE e fazem entrega de brinquedos
Discentes proporcionam momento de brincadeiras às crianças da Instituição Semente da Paz
Entrega de presentes às crianças da Instituição Semente da Paz