quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Alunos da Escola Pinheiro Machado ganham Menção Honrosa na OBMEP

      Os alunos Francisco Eduardo V. de Carvalho, do 2º Ano "B", e Vitor Manoel Oliveira da Silva, ambos estudantes da Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, Anexo Cocal e Anexo Campestre, respectivamente, ganharam Menção Honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP).

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Garota e Garoto Pinheiro Fashion 2017

      No dia 12 de outubro de 2017, a Escola Deputado Pinheiro Machado, realizou a culminância do XV Espaço Aberto à Cultura com o tradicional desfile da Garota e do Garoto Pinheiro Fashion. O evento contou com a participação de 10 garotas e 9 garotos.

Garota e Garoto Pinheiro Fashion 2017 (Bruna e Gabriel)

XV Espaço Aberto à Cultura


      Nos dias 10 e 11 de outubro de 2017, foi realizado na Escola Deputado Pinheiro Machado a XV edição do Espaço Aberto à Cultura. Com o tema: "Viva a Diferença", "A diferença nos enriquece, o respeito nos une". Os alunos dos 3º, 2º, 1º ano, VII e VI etapa exploraram o tema de uma maneira encantadora. Através de peças, corais, danças, poesias, exposições de comidas de diferentes países, da cultura nordestina, maquetes, quadros, fotos, jogos masculino e feminino e também o The Voice Pinheiro Machado, os estudantes mostraram que o respeito as diferenças é essencial.



Premiação do time campeão feminino de Futsal e Handebol

1º lugar do futsal masculino

2º lugar do futsal masculino

3º lugar do futsal masculino





domingo, 8 de outubro de 2017

Cronograma do campeonato de futsal e handebol do Espaço Aberto à Cultura

        A Escola Deputado Pinheiro Machado convida a comunidade em geral para prestigiar jogos de futsal masculino e feminino e handebol feminino, com os alunos da instituição. Os jogos fazem alusão ao tradicional Espaço Aberto à Cultura.



Cronograma:

  • Segunda-feira, dia 09 de outubro: Jogos masculinos de futsal, a partir das 7:30 da manhã, no Ginásio Poliesportivo;
  • Terça-feira, dia 10 de outubro: Jogos masculinos de futsal, a partir das 7:30 da manhã, no Ginásio Poliesportivo;
  • Quarta-feira, dia 11 de outubro: Jogos femininos de futsal e handebol, a partir das 7:30 da manhã, no Ginásio Poliesportivo.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Convite: XV Espaço Aberto à Cultura

        A Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, convida a população em geral para a XV Edição do Espaço Aberto à Cultura. O projeto neste ano tem como tema: "Viva a diferença", "A diferença nos enriquece, o respeito nos une". 
        O projeto visa incentivar e promover ações e reflexões dentro da escola que valorizem a diversidade e o respeito às diferenças abrangendo todos os envolvidos no processo educacional (pais, alunos, professores, núcleo gestor, funcionários e comunidade).
        Será realizado nos dias 09, 10, 11 e 12 de outubro de 2017.



Programação
  • Dia 09: Apresentação dos alunos do 3º Ano e VII Etapa.
  • Dia 10: Apresentação dos alunos do 2º Ano e VI Etapa.
  • Dia 11: Apresentação dos alunos do 1º Ano.
  • Dia 12: Culminância com o Desfile da Garota e do Garoto Pinheiro Fashion, no Spot Club.


sábado, 23 de setembro de 2017

Pré-seleção para o Desfile da Garota e do Garoto Pinheiro Fashion 2017

        Nessa última sexta-feira, 22 de setembro, aconteceu no auditório da Secretária Municipal de Educação, a pré-seleção para o desfile da Garota e do Garoto Pinheiro Fashion 2017. Foram selecionados apenas 10 garotas e 10 garotos para participarem do Desfile Oficial no dia 12 de outubro no Sport Club.
        Os jurados foram escolhidos pela equipe organizadora do desfile e os critérios de avaliação foram: beleza, simpatia e postura.



Garotas classificadas

Garotos classificados
Participantes

Participantes




sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Projeto sobre as desigualdades da sociedade brasileira

        Alunos do 3º Ano "B" da Escola Deputado Pinheiro Machado, nessa quinta-feira, 14 de setembro, ministraram palestras do projeto que tem como tema: Desigualdades sociais na sociedade brasileira. O projeto é de cunho social e foi proposto pela Professora de Sociologia Alciene Fontele.


        A desigualdade social é uma característica da nossa sociedade, pensando nisso os alunos desenvolveram palestras, entrevistas, apresentações teatrais e exposições de fotografias sobre os diversos tipos de desigualdade, entre elas: as de gênero, raça, condição social. As aulas de Sociologia ficam mais dinâmicas e o aprendizado satisfatório quando usamos conteúdos da sala de aula para a elaboração de projetos e exposições, disse a professora Alciene Fontele.





domingo, 10 de setembro de 2017

Desfile Cívico 2017

   A Escola Deputado Pinheiro Machado,  participou na noite desse 07 de setembro de mais um Desfile Cívico. A escola trouxe o tema: Independência se faz com homens e livros.


   Destacando os clássicos da literatura brasileira, inglesa, literatura de cordel, além de uma homenagem ao nosso poeta e escritor João Passos e também a exposição de materiais utilizados no ensino da Matemática e da Química.

















Direção Escolar e Professores

Fontes: Maria de Jesus Oliveira, Blog do Coveiro, Evaldo Neres e Tropical Notícias



quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Convite

        A Escola Deputado Pinheiro Machado convida a comunidade em geral para prestigiar jogos de futsal masculino com os alunos da instituição. Os jogos serão nessa quinta-feira, 31 de agosto, a partir das 15:30, no Ginásio Poliesportivo. 
        Os jogos foram organizados pelos professores de Educação Física como forma de comemoração ao dia do Educador Físico.
        

Agradecemos a presença de todos!

sábado, 26 de agosto de 2017

Projeto sobre a conservação e o uso consciente da água

    Alunos do 3º Ano "C" da Escola Deputado Pinheiro Machado, nessa quarta-feira, 23 de agosto, ministraram palestras do projeto que tem como tema: Água: Não espere a última gota para dar valor. O projeto é de cunho social e foi proposto pela Professora de Sociologia Alciene Fontele.


     Segundo Alciene Fontele, professora orientadora, o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância da água para a sobrevivência e como desenvolver bons hábitos para não desperdiçá-la. 


      "Eles aprenderam sobre os problemas que a falta de água poderá causar ao planeta, identificando também soluções para evitar que isto ocorra," afirmou. Professores, alunos de outras séries e a comunidade escolar participaram das palestras educativas sobre a importância da água e ações para evitar o seu desperdício.


Fonte: Alciene Fontele, Blog do Coveiro e Júlia Naelly

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Prêmio Professores do Brasil

        Alunos da turma do 3º Ano "C" da Escola Deputado Pinheiro Machado, orientados pela professora Alciene Fontele, começaram os preparativos para o Prêmio Professores do Brasil. Este prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) juntamente com instituições parceiras que buscam reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem desenvolvidos na sala de aula.
           Em 2017 o Prêmio está em sua 10ª edição e todos os professores de escolas públicas podem inscrever suas práticas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos.
           O tema abordado neste Prêmio pela turma será, O Consumo Consciente da Água. Com isso, o alunos estão empenhados na confecção de cartazes, panfletos e também estão se preparando para ministrar palestras na escola.


sexta-feira, 28 de julho de 2017

Comunicado

        A Escola Deputado Pinheiro Machado, avisa que as aulas do Segundo Semestre do Ano Letivo de 2017 irão começar no dia 01 de agosto, terça-feira.

Agradece Gestão Escolar.

sexta-feira, 14 de julho de 2017

2º Festival Folclórico Pinheiro Machado

        A Escola Deputado Pinheiro Machado que se encontra sob gestão de Alci Marcio de Brito Silva Junior, realizou juntamente com a coordenação, alunos e professores na noite de quinta-feira, dia 13 de julho de 2017 o 2º Festival Folclórico de nossa escola. O evento foi repleto de atrações com várias danças e peças teatrais.
        O principal objetivo do projeto foi resgatar a cultura das danças folclóricas e trazer para o contexto escolar a importância da cultura para nossa sociedade.
        Além das danças como carimbó, country e quadrilhas juninas, houve também um desfile para a escolha da Garota Caipira Pinheiro Machado que contou com a participação de 7 garotas da escola, além disso, houve várias peças teatrais como a encenação do casamento caipira, entre outros. 
        A festa foi regada a várias comidas típicas feitas pelos próprios alunos, e com isso ainda conseguiram arrecadar fundos, tendo em vista a festa de formatura ao fim do ano letivo. 







1º lugar Garota Caipira - Samara
2º lugar Garota Caipira
3º lugar Garota Caipira





Direção escolar
Barraca do 3º "C"

Barraca Flor do Sertão