quarta-feira, 12 de abril de 2017

Alunos da escola Pinheiro Machado encenam a Procissão do Fogaréu

        Na noite dessa terça-feira (11 de abril) a escola Deputado Pinheiro Machado realizou o III Fogaréu. Ao som de tambores, os alunos da escola estavam encapuzados e com velas nas mãos representando os soldados romanos, os mesmos seguiram da sede da escola pelas principais ruas de Cocal até a Praça de Eventos, onde aconteceu a culminância do projeto com a representação da prisão de Jesus Cristo. De acordo com a professora de Língua Portuguesa Thauana Carvalho o projeto visa sensibilizar o aluno a respeito de um momento histórico pelo qual Jesus Cristo passou, simboliza a procura e a prisão de Jesus e já é o terceiro ano que esse projeto acontece e nós estamos muito felizes com os resultados. "A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica realizada anualmente em algumas cidades, aqui em Cocal estamos no terceiro ano. É importante esse resgate cultural independentemente da religião, apesar dessa procissão nos lembrar um acontecimento triste na história, é sempre bom manter vivo na cultura popular certos acontecimentos. Além do contexto histórico, temos também o trabalho em equipe, foi lindo ver tantos alunos empenhados nas atividades escolares", afirma a professora de Sociologia Alciene Fontele.





        Segundo o Diretor Adjunto João Passos quando há um grupo que trabalha em prol do desenvolvimento da sociedade e esse grupo tem o consenso e a responsabilidade juntamente com os alunos a palavra só pode ser SUCESSO. O Fogaréu foi uma ideia que surgiu na própria escola para fazer algo diferente para o período da Semana Santa. Nesses três anos de realização do projeto tivemos sucesso, o alunos vieram e se organizaram com seus capuzes, velas e a resposta é dada pela organização do evento de forma geral, até por parte dos professores como por parte dos alunos que fizeram uma belíssima apresentação, sem nenhum ensaio. 


Equipe organizadora do projeto


Fontes: Júlia Naelly e Marisa Sousa

quarta-feira, 5 de abril de 2017

PROJETO FOGARÉU

         A Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado, convida toda a população de Cocal para prestigiar a Procissão do Fogaréu, que será realizada na terça-feira, dia 11 de abril às 18 horas pelas ruas da cidade.