sexta-feira, 31 de março de 2017

Concurso de Redação

        Na noite de sábado (25 de março de 2017) aconteceu o "Chá das Mulheres", no Ginásio Poliesportivo Governador Mão Santa, onde houve a premiação do Concurso de Redação organizado pela Secretária da Mulher com o apoio da Prefeitura Municipal de Cocal. A Escola de Ensino Médio Deputado Pinheiro Machado foi representada pela aluna Júlia Naelly Machado Silva do 3º ano "C" e pela professora Thauana Mara de Carvalho Silva, ambas saíram vencedoras do concurso que tinha como tema "O combate à violência contra a mulher".

Coordenadora: Jesus Oliveira, Aluna: Júlia Naelly, Professora: Thauana Mara

Tema: O combate a violência contra a mulher

No contexto histórico-social brasileiro, a violência contra a mulher, infelizmente, ainda se faz presente na maioria dos lares. Deixando assim clara a influência da cultura machista oriunda das origens da formação da sociedade ocidental.
            A ameaça contra a vida mulher pode se manifestar de várias formas e com diferentes graus de gravidade, podendo ser ela física e verbal. O fato é que estas ações acabam se tornando algo recorrente e o dia-a-dia da mulher, que é vítima desses atos se transforma em tortura e sofrimento. Por ter se tornado algo banal na vida das vítimas, estas acabam por aceitar e conformar-se com a situação o que leva as mesmas a não denunciar e nem procurar os seus direitos, muitas vezes por medo de represálias de seus parceiros ou até mesmo por saber que as leis não são muito eficazes. 
            Para o combate à violência é necessário urgentemente que haja a maior formalização dos registros de violência junto aos órgãos públicos, o maior investimento na área da educação já que ela é uma das maneiras mais eficazes, pois promove a transformação da cultura em prol dos direitos humanos e da superação da questão de gênero a partir da infância. E é preciso acelerar a tramitação dos inquéritos, pois é dever do Estado repudiar a impunidade, investigar, processar, punir e reparar estes atos, e outros aliados importantes são as redes sociais e os meios de comunicação em massa, fazendo campanhas de conscientização e denúncias.
            Portanto, é evidente a importância das denúncias e da maior colaboração dos órgãos governamentais para dar um basta nesta situação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) violência significa impor um grau intenso de dor e sofrimento e que não se pode evitar, e isso é o que realmente está acontecendo, pois muitas famílias são destruídas e muitas vezes os danos são irreparáveis, logo que não afeta só a mulher, mas também todas as pessoas que estão a sua volta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário